fbpx

COVID-19: o que o nariz tem a ver com isso?

COVID-19: o que o nariz tem a ver com isso?

COVID-19: o que o nariz tem a ver com isso? Em estudo recente publicado na Revista Nature Medicine, pesquisadores investigaram por meio de um banco de dados do Human Cell Atlas (HCA) a presença da proteína receptora ACE2 e da protease TMPRSS2 em 20 tecidos diferentes de pessoas não infectadas por COVID-19. Ambas as proteínas estão sendo consideradas proteínas chaves para a entrada do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) no organismo humano.

Alguns dos tecidos estudados foram: a córnea, retina, esôfagos, fígado, coração, músculo esquelético, pâncreas, próstata, epitélio nasal, tecido alveolar dos pulmões, entre outros.

O resultado demonstrou a presença das proteínas ativadoras ACE2 e TMPRSS2 em vários locais do organismo demonstrando que há múltiplas formas de entrada para o vírus, como por exemplo, pelo canal nasolacrimal e por transmissão fecal-oral. Entretanto, as células caliciformes produtoras de muco e as células ciliadas do nariz foram as que apresentaram os níveis mais altos dessas proteínas, entre todas as células das vias aéreas. Os pesquisadores dizem que essa é a primeira vez que essas células do nariz são associadas a COVID-19.

Esses resultados demonstram que o a cavidade nasal é o local onde ocorre inicialmente a infecção por COVID-19 no corpo humano, ou seja, é a principal porta de entrada do vírus. Além disso, as células do epitélio nasal são possíveis reservatórios para a disseminação da COVID-19 entre os indivíduos.

No entanto, assim como essas células nasais se mostraram essenciais para a transmissão do vírus, os pesquisadores também relatam que a administração de medicamentos por via nasal pode ser eficaz para limitar a propagação do vírus.

Esses dados mostram mais uma vez que estudos experimentais e clínicos sobre essa temática são extremamente necessários para conhecer o vírus, sua forma de disseminação e transmissão, bem como formas eficazes para o tratamento da doença.

 

Referência
Sungnak, W., Huang, N., Bécavin, C. et al. SARS-CoV-2 entry factors are highly expressed in nasal epithelial cells together with innate immune genes. Nat Med (2020). https://doi.org/10.1038/s41591-020-0868-6

Gostaria de aprender mais sobre pesquisa clínica? Clique aqui

Gostaria de saber mais sobre as pesquisas realizadas? Clique aqui 

Gostaria de ser um apoiador para que mais pesquisas possam ser feitas? Clique aqui

Quer fazer parte desse time? Clique aqui 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *