Carreira: e agora, para onde seguir?
Muitas vezes os profissionais se perguntam que rumo seguir em suas carreiras. Carreira: e agora, para onde seguir? É uma dúvida que pode surgir em profissionais jovens, muito comum após o término da faculdade ou pós-graduação, mas também pode surgir muitos anos após, com dúvidas se escolheu o caminho certo ou se é tarde para novas perspectivas e como conseguir atingi-las.
Nesse artigo trazemos 5 dicas baseadas no artigo “Seeking career clarity” publicado na Revista Science no último mês de abril para auxiliar a definir os rumos de sua carreira e atingir seus objetivos.
1. Priorize e tente!
Uma das dificuldades enfrentadas para seguir novos caminhos é a dúvida de estar capacitado para as vagas oferecidas de emprego ou oportunidades de pós-graduação, como uma residência e doutorado.
Após você definir os pontos que deseja atingir, pensar em qual a posição que almeja estar daqui algum tempo, escolhendo campo de trabalho, tipo de cargo, salário, local e benefícios que deseja, comece a tentar. Se candidate as vagas que estejam de acordo com os seus objetivos, e tente! O máximo que pode acontecer é não dar certo, mas se não tentar, não vai dar mesmo, não é? Seja positivo, motivado, determinado e persistente. Trate as falhas como forma de crescimento, amadurecido e experiência.
2. Não seja tão exigente para começar
Quando se está em início de carreira ou até mesmo se você já é experiente mas está buscando novos rumos para carreira, diminua seu nível de perfeccionismo na procura da colocação, lembre-se: emprego perfeito não existe, mas você pode encontrar um que se encaixe em pelo menos 2 de seus objetivos definidos e experimentar. Aos poucos tente ir conseguindo adicionar mais itens positivos.
3. Crie conexões
Se você está interessado em alguma área ou empresa para trabalhar, pesquise e comece um relacionamento com os componentes principais do setor. Networking é importante na hora da procura de uma vaga em qualquer área e os profissionais mais experientes podem auxiliar muito no ingresso e preparo para se conseguir uma colocação, além de te ajudar a ver se aquela área de interesse é o que vê deseja realmente.
4. Participe de congressos e cursos
A contínua atualização vai mostrar sua dedicação em se atualizar e te manter ativo. Além disso, possibilita seu contato com outros profissionais e mostrar o seu trabalho aos demais. A exposição de trabalhos em congressos também possibilita um treinamento em didática e oratória muito úteis em qualquer profissão. Você também pode se identificar com alguma área ou grupo específico que gostaria de trabalhar vendo as últimas novidades do setor e ajudar a esclarecer sua área de interesse. Lembre da frase de Pasteur: “O acaso favorece a mente preparada”.
5. Seja persistente e não desista!
Se você ainda não conseguiu a área ou colocação que deseja, não desista! Se prepare mais, redefina seus objetivos, mude de estratégia e tente novamente. Lembre-se, o alvo é importante, mas o trajeto é que te faz crescer.
Boa sorte!
Ellen C. Duarte Garcia
Doutoranda em Ciências da Saúde – UEL
Referência:
Gostaria de aprender mais sobre pesquisa clínica? Clique aqui
Gostaria de saber mais sobre as pesquisas realizadas? Clique aqui
Gostaria de ser um apoiador para que mais pesquisas possam ser feitas? Clique aqui
Quer fazer parte desse time? Clique aqui