Participação do coordenador do GEM em reportagem da Gazeta do Povo

Participação do coordenador do GEM em reportagem da Gazeta do Povo

Na última sexta-feira (dia 10 de julho) saiu reportagem sobre o uso de teste do olfato no rastreamento da COVID-19 com entrevista do prof. Dr. Marco Aurélio Fornazieri, coordenador e fundador do GEM na Gazeta do Povo (Sempre família).

Nela o professor e pesquisador com vasta experiência em olfato e distúrbios no mesmo, comenta sobre os testes olfatórios, alterações do olfato na COVID-19 e uso de odores como análise da presença da doença.

No momento, a medição de temperatura está sendo usada como forma de detecção da doença e sendo utilizada como parâmetro para entrada em diversos estabelecimentos. Mas ela pode apresentar falhas, como menciona o professor:

“Esses dias mediram a minha temperatura e estava com 34 graus Celsius. Pensei ‘estou morto, né?’. Esses sensores podem ter algum problema, variar conforme a temperatura do local, e geram um viés por não medir de forma adequada” (Participação do coordenador do GEM em reportagem da Gazeta do Povo)

Na reportagem também se comenta sobre os testes olfatórios para avaliação do olfato e sobre o treinamento caseiro para estimular o olfato em casos de perda da capacidade de sentir cheiros. Esse treinamento utiliza odores como Café, Cravo, Mel, Vinagre de vinho tinto, Pasta de dente de menta, Essência de baunilha, Suco de tangerina do tipo concentrado para estimular a recuperação do olfato.

“Alguns odores, como o cravo, café e mel são coisas que só o olfato sente e não arde o nariz. Se a pessoa não sentir, é melhor que fique em casa. Quem perdeu a capacidade de cheirar por causa do coronavírus, se começar a fazer o treinamento, tem mais chance de recuperar o sentido”, completa o especialista.” (Participação do coordenador do GEM em reportagem da Gazeta do Povo)

Ellen Cristine Duarte Garcia (Doutoranda em Ciências da Saúde – UEL)

Veja a reportagem completa:

https://www.semprefamilia.com.br/saude/teste-do-olfato-melhor-que-febre-para-rastrear-covid-19/

Gostaria de aprender mais sobre pesquisa clínica? Clique aqui

Gostaria de saber mais sobre as pesquisas realizadas? Clique aqui 

Gostaria de ser um apoiador para que mais pesquisas possam ser feitas? Clique aqui

Quer fazer parte desse time? Clique aqui 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *