Quem foi Alfred Nobel?
Todos os anos, ocorre a divulgação do Prêmio Nobel de Física, Medicina, Química, Paz, etc. Mas, qual a história por trás desse prêmio? E porque se chama Nobel? Quem foi Alfred Nobel?
O Prêmio Nobel é em homenagem ao químico e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896). Alfred é o inventor da dinamite.
Após a criação da dinamite, a mesma passou a ser utilizada nas atividades militares da época. Entretanto, Nobel não estava satisfeito com o uso do seu invento para tal fim.
Quando seu irmão faleceu, durante a realização de um experimento com nitroglicerina na fábrica de explosivos da família, houve uma confusão e um jornal francês noticiou que Alfred havia morrido e não o seu irmão. E o que mais chamou atenção foi o título da notícia: “O mercador da morte está morto”.
Alfred ficou chocado e resolveu mudar essa imagem. Muito rico devido ao sucesso de seu invento, redigiu um testamento determinando que toda sua riqueza fosse destinada a criar um instituto – Fundação Nobel – com o objetivo de premiar, todos os anos, aqueles que servissem ao bem da humanidade.
Nobel definiu cinco categorias para a premiação: Paz, Medicina, Química, Literatura e Física. Importante ressaltar que, o Prêmio Nobel de Economia não é concedido pela Fundação Nobel. Na verdade ele é denominado “Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel”, e foi instituído e é pago pelo Banco Central da Suécia.
O Prêmio Nobel começou a ser concedido em 1901, cinco anos após sua morte. A premiação ocorre todos os anos em Estocolmo, na Suécia, no dia 10 de dezembro, data da morte de Alfred Nobel.
Festa da cerimônia de entrega do Prêmio Nobel em Estolcomo – Suécia, em 2011.
Fonte da imagem: Reprodução/The Guardian
E como ocorre a escolha dos premiados?
Diferentes instituições de todo o mundo participam dessa escolha. As indicações são feitas por entidades científicas de vários países. A Academia Real de Ciências escolhe os premiados em Física e Química; o Instituto Karolinska, em Medicina; a Academia Sueca escolhe o de Literatura e, para a premiação da categoria Paz é formado um comitê de cinco pessoas escolhidas pelo parlamento norueguês.
O ganhador do prêmio recebe uma medalha com a efígie de Alfred Nobel, gravada com o nome do ganhador, um diploma com a citação da condecoração e uma soma em dinheiro que gira em torno de 1 milhão de euros.
Medalha do Prêmio Nobel
Imagem: https://www.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/39433-8-coisas-que-talvez-voce-nao-saiba-sobre-o-premio-nobel.htm
Uma curiosidade é que o Prêmio Nobel só é concedido a pessoas vivas, para que empreguem o dinheiro do prêmio em seus trabalhos e/ou pesquisas científicas.
Até hoje, nenhum brasileiro foi agraciado com o prêmio, mas alguns foram indicados, como escritor Jorge Amado, a médica Zilda Arns e os cientistas Carlos Chagas e Adolfo Lutz.
Sonhar não custa, mas é preciso trabalhar com afinco para ser merecedor de tamanha honraria.
E ai, você está fazendo algo pela humanidade para merecer um Prêmio Nobel no futuro?
Andressa Pelaquim
Mestre e Doutoranda em Ciências da Saúde – CCS/UEL
Referências
Cavalieri I. Nobel: um prêmio pelo bem da humanidade. Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1161&sid=7.
———- 8 COISAS QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA SOBRE O PRÊMIO NOBEL. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/39433-8-coisas-que-talvez-voce-nao-saiba-sobre-o-premio-nobel.htm.
Quer saber mais sobre nossos projetos? Clique aqui
Gostaria de ser um apoiador para que mais pesquisas possam ser feitas? Clique aqui
Quer fazer parte desse time? Clique aqui