fbpx

Seu nariz tem um exército de células imunes – veja como elas te protegem

Uma revisão publicada na revista Nature revelou que o nariz abriga células imunológicas de longa duração que estão prontas para combater infecções virais e bacterianas, constituindo a primeira linha de defesa para os pulmões. A pesquisa mostra que o nariz e as vias aéreas superiores (boca, seios nasais e garganta) atuam como campos de treinamento onde as células imunológicas “memorizam” patógenos invasores, o que facilita a defesa contra futuras infecções semelhantes. Esses dados podem acelerar o desenvolvimento de vacinas mucosas, administradas pelo nariz ou garganta, que podem ser mais eficazes do que as vacinas injetadas em músculos.

O estudo, realizado com amostras nasofaríngeas coletadas mensalmente de cerca de 30 adultos saudáveis por mais de um ano, revelou milhões de células imunológicas, incluindo aquelas que fornecem memória imunológica. Os pesquisadores também encontraram centros germinativos ativos nos adenoides, estruturas que treinam as células B a produzir anticorpos eficazes, inclusive em adultos, o que é significativo, já que esses órgãos diminuem de tamanho com a idade.

Essas descobertas sugerem que o sistema imunológico das vias aéreas superiores pode estar constantemente ativo, mesmo sem sintomas de infecção, o que pode impactar o desenvolvimento de vacinas intranasais, já que anticorpos preexistentes poderiam bloquear sua eficácia.

Ramirez, S. I. et al. Nature https://doi.org/10.1038/s41586-024-07748-8 (2024).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *