fbpx

A gustação: FINAL – Olfato e Paladar: qual a relação entre esses dois sentidos?

A gustação: FINAL – Olfato e Paladar: qual a relação entre esses dois sentidos?

 

Apesar do sistema olfatório e gustativo apresentar propriedades e funcionalidades distintas, você sabia que a olfação contribui intensamente para a percepção dos sabores?

Como já vimos em artigos anteriores, os botões gustatórios presentes na boca nos permite sentir o sabor de cinco gostos básicos. Já o olfato nos ajuda a sentir o cheiro de milhões de estímulos diferentes.

O olfato tem papel primordial no comportamento alimentar, influenciando no apetite, na escolha e na ingestão dos alimentos.

O sabor que percebemos quando comemos ou bebemos algo é proveniente de uma combinação entre o olfato e paladar, denominado olfato retronasal.

Na olfação retronasal, o fluxo de moléculas de odor proveniente da cavidade oral e da faringe entram pela parte de trás do nariz, através das estruturas chamadas coanas. Essas moléculas atingem o epitélio olfatório no momento em que há a movimentação da língua e da faringe durante a mastigação e a deglutição.

Quando somos expostos ao cheiro de uma banana, por exemplo, é desencadeado o apetite pelo alimento, mas também por outros alimentos. O odor provoca uma resposta fisiológica em diferentes órgãos e sistemas que são responsáveis pela liberação de saliva, hormônios e enzimas digestivas.

A relação intima entre os dois sentidos justifica a alteração gustatória (disgeusia) concomitante a uma hiposmia e anosmia.

Fornazieri relata que “não sentir bem o sabor dos alimentos indica na maioria dos casos uma alteração olfatória e não do paladar”. Precisamente em 95% dos casos o olfato é o sentido comprometido e não a gustação.

Durante a pandemia de SARS –CoV -2 (Covid-19), muitos pacientes estão relatando a diminuição do paladar e associado ao comprometimento olfatório. E esses relatos vêm sendo confirmados por diversos estudos publicados sobre o tema. Além da Covid-19, muitas outras doenças causam alterações concomitantes nesses dois sentidos.

Dessa forma, devemos estar atentos à saúde do nosso nariz e da cavidade oral, para que possamos apreciar plenamente o sabor dos alimentos e sentir os mais variados cheiros que permeiam o meio ao qual vivemos.

 

Andressa Pelaquim
Doutoranda em Ciências da Saúde – UEL
Referências
BOESVELDT S, DE GRAAF K. The Differential Role of Smell and Taste For Eating Behavior. Perception. 2017;46:307-319. doi:10.1177/0301006616685576.
FORNAZIERI MA. Perdi o olfato: Sinusite? Início de demência? Para sempre?Disponível em: https://rsaude.com.br/londrina/materia/perdi-o-olfato-sinusite-inicio-de-demencia-para-sempre/3817.
XYDAKIS MS, DEHGANI-MOBARAKI P, HOLBROOK EH, et al. Smell and taste dysfunction in patients with COVID-19. Lancet Infect Dis. 2020;S1473-3099(20)30293-0. doi:10.1016/S1473-3099(20)30293-0.
MERCANTE G, FERRELI F, DE VIRGILIO A, et al. Prevalence of Taste and Smell Dysfunction in Coronavirus Disease. JAMA Otolaryngol Head Neck Surg. 2020 ;e201155. doi:10.1001/jamaoto.2020.1155.

Gostaria de aprender mais sobre pesquisa clínica? Clique aqui

Gostaria de saber mais sobre as pesquisas realizadas? Clique aqui 

Gostaria de ser um apoiador para que mais pesquisas possam ser feitas? Clique aqui

Quer fazer parte desse time? Clique aqui 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *