fbpx

Dicas para a elaboração de seminários, aulas e apresentações em congressos

Dicas para a elaboração de seminários, aulas e apresentações em congressos

 

            Preparar um seminário, uma aula ou até mesmo apresentações para congressos científicos é sempre um desafio e gera muitas dúvidas.

Nesse artigo, o GEM traz 14 dicas para te ajudar a criar suas apresentações acadêmicas e cientificas.

 

1°) Tenha delineado o tema a ser apresentado. Faça uma boa pesquisa bibliográfica e utilize artigos e referências dos últimos cinco anos, se possível. Utilize livros apenas para estabelecer conceitos importantes. Afinal, eles já saem da gráfica um pouquinho desatualizados.

2°) Verifique o tempo que você terá para apresentar seu conteúdo. Em congressos, normalmente uma apresentação oral de trabalho científico tem um tempo limite de 10 minutos. Se ultrapassar, você será desclassificado. Então não faça muitos slides para essas apresentações.

3°) Para trabalhos científicos não se foque tanto na introdução. Dê mais atenção à metodologia, que é alma do seu trabalho. Ela deve ficar muito clara para o espectador. Posteriormente, dê atenção aos seus resultados e os discuta com base na literatura atual.

4°) Na confecção dos slides, tenha preferência por fundo branco e fonte na cor preta. O design mais utilizado e recomendado é o fundo branco, mas caso queira o fundo escuro, utilize a fonte na cor branca.

5°) Ainda no design, opte por slides mais neutros. Aquele dizer “menos é mais” é verdade. Slides muitos coloridos cansam o espectador pode tirar o foco do conteúdo da sua aula ou trabalho.

6°) Cuidado com o tamanho da fonte. Não utilize fontes muito pequenas no conteúdo dos slides e na confecção de tabelas e gráficos. Dê preferência por fontes no tamanho acima de 18 ou 20 para as apresentações. Para tabelas e gráficos verifique qual tamanho de fonte mais se adequada.

7°) Dê preferência para a utilização de figuras, gráficos, esquemas e tabelas. Slide com muito texto escrito cansa o espectador e deixa sua aula ou apresentação monótona.

8°) Não coloque figuras/ animações em sua apresentação que estejam fora de contexto. Isso distrai o espectador e seu conteúdo fica em segundo plano.

9°) Quer utilizar uma tabela de algum artigo, mas está confusa ou com uma resolução ruim? Refaça a tabela, mas não se esqueça de referenciar e colocar “adaptado de…”.

10º) Tabelas não devem ser fechadas.

11º) Figuras, fotos, tabelas, gráficos, etc devem estar com legendas e  sempre referenciados.

12º) Nunca se esqueça de colocar o e-mail/contato ao final da apresentação para caso alguém queira se comunicar com você posteriormente.

13°) ESTUDE e TREINE SUA APRESENTAÇÃO CIENTÍFICA / AULA. Estudar o conteúdo é fundamental para saber responder aos questionamentos. Treinar é imprescindível para verificar o tempo e organizar as ideias durante a exposição do conteúdo. Até os cientistas mais fantásticos fazem isso, acredite!

14o) Importante: é totalmente normal ficar nervoso antes de apresentações, principalmente nas primeiras. Acontecia mesmo com os melhores artistas, como Elis Regina e Gilberto Gil. Procure olhar esse nervosismo como oportunidade (“reframing”). Há vários estudos em neurociência que mostram que essa ansiedade antes e durante a apresentação melhora o desempenho.

*** sempre verificar se há formatações sugeridas pela comissão organizadora dos  congressos.

 

Andressa Pelaquim

Mestre e doutoranda em Ciências da Saúde – CCS/UEL

 

Quer saber mais dicas de como preparar resumos para congressos e artigos científicos? Clique aqui

 

Gostaria de ser um apoiador para que mais pesquisas possam ser feitas? Clique aqui

Quer fazer parte desse time? Clique aqui 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *