fbpx

Edição do HACKATHON HEALTH TECH ocorreu no último final de semana em Londrina -PR e trouxe muitas soluções para problemas na área da saúde

Entre os dias 11 e 13 de agosto aconteceu no Hospital Universitário da UEL em parceria com o Centro de Ciências das Saúde (CCS/UEL) uma edição do HACKATHON HEALTH TECH, a primeira após o período de pandemia. A maratona foi organizada pelo HU/UEL, CCS/UEL, SALUS – governança do Polo da Saúde de Londrina e SEBRAE- PR.

               O GEM contou com a presença da CEO, Dra. Andressa Pelaquim, que também é membro da governança da saúde – SALUS. Ela atuou como mentora das equipes no sábado.

               Para quem não tem familiaridade com o evento, o termo HACKATHON vem de HACK (programar) e MARATHON (maratona). O evento surgiu inicialmente no ambiente de tecnologia e desenvolvimento de software, e atualmente, é realizado em várias áreas, como no agronegócio e na saúde. O objetivo do HACKATHON é criar ideias e soluções inovadoras para solucionar problemas presentes na sociedade e/ou em determinada área.

               Nessa edição houve a participação de 17 equipes de várias instituições e áreas, como Medicina, Farmácia, Enfermagem, designer, fisioterapia, computação etc. Foram propostos desafios de sustentabilidade, acessibilidade e desafios gerais da saúde hospitalar. Os desafios foram definidos com base em problemas encontrados nas dependências do HU-UEL, mas que podem ser encontrados em vários outros hospitais e instituições. Cada equipe escolheu um problema e propôs uma solução (projeto a ser desenvolvido e implantado).

               Todas as equipes propuseram projetos muito interessantes. Entretanto, ao final, apenas três equipes foram classificadas para concorrerem aos prêmios de 1º, 2º e 3º lugares. A premiação aconteceu no dia 14 de agosto, durante a quarta edição do Health Connect Summit, realizado no Aurora Shopping, em Londrina – PR.

               A equipe vendedora foi a StarPlug, equipe formada por alunos da Medicina e Enfermagem do CCS/UEL. Eles propuseram uma solução para o descarte adequado e seguro de materiais perfurocortantes dentro do hospital e laboratórios.

               Sucesso a todos os projetos e que mais profissionais e estudantes da área da saúde sintam-se atraídos pela ciência e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *