fbpx

Fator de impacto e a qualidade da revista científica

 

   

          O fator de impacto refere-se ao total de citações que uma revista científica recebe.

          Para o cálculo, somam-se a quantidade de citações recebidas pelos artigos no ano do cálculo, e esse número é dividido pelo total de artigos publicados nos dois últimos anos antes do cálculo.

          Na figura abaixo, vemos as sete revistas científicas com maior fator de impacto. Os dados foram extraídos da JCR – Scimago Journal & Country Rank, disponível em: https://www.scimagojr.com/journalrank.php.

 

Figura 1. As sete revistas científicas com maior fator de impacto

 

          A recomendação é ler artigos das revistas de maior impacto no meio científico, mesmo que não sejam da sua área de estudo. Observe a linguagem escrita dos artigos e como os autores apresentaram os dados e os discutiram. Esses artigos são ótimas referências para aprendermos a escrever bem.

          Além disso, o site traz vários outros dados como, por exemplo, o ranking dos países que mais publicam artigos científicos.  Disponível em: https://www.scimagojr.com/countryrank.php.

           Vemos nos dados da figura 2, que a China vem se tornando uma grande potencia científica, perdendo apenas para os EUA, que é o maior polo cientifico do mundo há décadas. O Brasil aparece na 15ª posição do ranking.

 

Figura 2. Os dez países que mais publicam

 

           

Figura 3. Posição do Brasil no ranking de países com maior número de publicações científicas.

 

          Isso quer dizer que o Brasil publicou 1027748 artigos científicos de alto impacto? Não! Aqui estamos vendo o total de artigos publicados, sejam eles de alto ou baixo impacto.

          Importante ressaltar que, diferente dos países desenvolvidos, no Brasil temos uma tendência a valorizar a quantidade de artigos publicados e não a qualidade dos mesmos. Por isso, vale muito mais um único artigo publicado em uma revista de alto impacto, do que dez em uma de baixíssimo impacto científico.

 

      

Andressa Pelaquim
Mestre e Doutoranda em Ciências da Saúde – CCS/UEL

Referências

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fator de impacto: Você sabe como descobrir o fator de impacto de uma publicação? 2020. Disponível em: http://sibi.ufrj.br/index.php/inicio/367-fator-de-impacto-voce-sabe-como-descobrir-o-fator-de-impacto-de-uma-publicacao#:~:text=Fator%20de%20Impacto%20%C3%A9%20a,nas%20cita%C3%A7%C3%B5es%20que%20ela%20recebe.&text=%C3%89%20poss%C3%ADvel%20verificar%20estat%C3%ADstica%20de,apenas%20na%20Web%20of%20Science. 

Scimago Journal & Country Rank – SJR. Disponível em: https://www.scimagojr.com/index.php.

Quer saber mais sobre pesquisa clínica? Clique aqui

Quer saber mais sobre nossos projetos? Clique aqui

Gostaria de ser um apoiador para que mais pesquisas possam ser feitas? Clique aqui

Quer fazer parte desse time? Clique aqui 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *