Paciência e Constância na vida acadêmica
Quando pensamos em escolher uma carreira para seguir não imaginamos o quanto aquela decisão impactará por toda a nossa vida. Cada escolha que fazemos implicará em renúncias, mas não nos devemos a ter a elas, e sim, ao que ganharemos lá na frente. E durante toda a caminhada precisamos ter muita paciência para saber esperar, além de constância para não desistir diante a primeira dificuldade que aparecer. Abordaremos no texto como ter Paciência e Constância na vida acadêmica.
A virtude da paciência nos ensina que devemos ser pacientes com aquela disciplina chata, com aquele trabalho que está meio enrolado, com as pessoas que não colaboram como gostaríamos, com o professor e/ou orientador que demora em responder o email e com as adversidades que surgem no meio do caminho. Mas diante dessas dificuldades devemos manter a constância. Essa virtude nos ensina persistir firmemente em nossos objetivos, sem desistir quando aparecem obstáculos inesperados.
A graduação e a pós-graduação são períodos desafiadores e de muito crescimento para todos, que exigem muito estudo, esforço e determinação. Os momentos de impaciência vão surgir, mas são passageiros e devemos aprender a dominá-los, para perseguirmos os nossos objetivos com profunda constância.
Pacientemente conseguiremos realizar bem as provas e obteremos sucesso na apresentação dos seminários. Conseguiremos pensar e elaborar uma boa questão de pesquisa, para a elaboração de um projeto que irá alavancar o desenvolvimento acadêmico e profissional. Além disso, sempre devemos ter em mente que os professores estão ali para nos apoiar e ajudar quando necessário. Devemos sempre recorrer aos nossos mestres, pois eles têm muito mais experiência do que nós.
Tanto a carreira acadêmica/ cientifica como a profissional é difícil, mas não devemos desistir. Devemos tentar uma, duas, três vezes ou quanto mais for necessário. Não se importe se você for incompreendido ou criticado, isso já aconteceu com os melhores cientistas, professores, médicos, etc.
Já leu a história do meteorologista e cientista Albert Weneger e do físico e cientista Stephen Hawking? Foram cientistas inspiradores!
O segredo para adquirir a virtude da paciência e constância é o amor. Coloque amor em tudo o que for fazer, mesmo que seja uma tarefa pequena. E faça das pedras de tropeço que surgirem em seu caminho, degraus de subida.
Nunca se esqueça de que nada que tenha valor é fácil.
Andressa Pelaquim
Doutoranda em Ciências da Saúde – UEL
Gostaria de aprender mais sobre pesquisa clínica? Clique aqui
Gostaria de saber mais sobre as pesquisas realizadas? Clique aqui
Gostaria de ser um apoiador para que mais pesquisas possam ser feitas? Clique aqui
Quer fazer parte desse time? Clique aqui