A pesquisa do GEM intitulada “Tratamentos, fatores clínicos e demográficos com melhor impacto na evolução da perda de olfato e paladar aguda ou crônica da COVID-19 de pacientes com asma, DPOC, rinite alérgica e rinossinusite crônica atendidos em hospital universitário.” sobre perda de olfato e paladar em pacientes de Covid-19, coordenada pelo professor Dr. Marco Aurélio Fornazieri foi um dos 5 projetos aprovados na chamada pública 11/2020 do Programa de Pesquisa para o SUS gestão compartilhada em Saúde (PPSUS), iniciativa da Fundação Araucária para o desenvolvimento da ciência e inovação no Sistema Único de Saúde.
A notícia foi também divulgada no O Perobal da UEL (https://operobal.uel.br/ciencia/2021/04/06/uel-capta-r-520-mil-para-pesquisa-inovacao-sus/).
A pesquisa conta com a participação de 21 alunos, sendo eles de graduação (17) e pós-graduação (4), além de 3 docentes, sendo uma equipe multidisciplinar, contando entre os cursos de medicina, farmácia e biomedicina.
Entre os objetivos da pesquisa estão identificar quais tratamentos apresentaram melhor efeito na recuperação dos distúrbios de olfato e paladar decorrentes da COVID-19 e Mensurar o tempo de recuperação do olfato e do paladar e retorno a normalidade nos níveis de marcadores inflamatórios em pacientes com COVID-19 em também portadores de asma, DPOC, rinite alérgica ou rinossinusite crônica.
Ellen C. Duarte Garcia
Doutoranda em Ciências da Saúde – CCS/UEL
Referência
UEL capta R$ 520 mil para pesquisa e inovação voltados ao aprimoramento do SUSPara acessar a lista completa de projetos aprovados clique aqui.
Quer saber mais sobre pesquisa clínica? Clique aqui
Quer saber mais sobre nossos projetos? Clique aqui
Gostaria de ser um apoiador para que mais pesquisas possam ser feitas? Clique aqui
Quer fazer parte desse time? Clique aqui