fbpx

Qual o desafio da sua vida?

Qual o desafio da sua vida?

 

Qual o desafio da sua vida? “É o maior desafio da minha carreira”, diz o médico infectologista e cientista Pedro Folegatti.

Como todos nós sabemos a vida não é fácil para ninguém, e para os cientistas muito menos. São muitas horas de estudo e dedicação, que exigem persistência, resiliência, paciência, constância e muitas renúncias. Mas não se assustem! Quando decidimos buscar algo grande na vida temos que fazer um esforço e se preparar. E ressalto que vale muito a pena.

Em meio à pandemia de SARS-CoV- 2 muitos cientistas estão se dedicando exaustivamente na corrida para encontrar uma vacina.  Mas você já se perguntou quem são esses cientistas? Como eles chegaram onde estão?    Essa semana um brasileiro despontou na mídia após uma publicação acerca dos resultados promissores de uma vacina para COVID-19 – Artigo: Folegatti et al., 2020 – “Safety and Immunogenicity of a Novel Recombinant Simian Adenovirus ChAdOx2 as a Vectored Vaccine.”

Pedro Folegatti graduou-se em medicina pela Faculdade de Medicina do ABC em 2009 e fez residência médica em infectologia, no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.

De lá para cá investiu em sua formação como cientista. Realizou o mestrado pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e atualmente é doutorando e um dos cientistas do Jenner Institute, da Universidade de Oxford.

Desde fevereiro de 2020, Pedro faz parte da equipe de pesquisa que estuda a vacina para a COVID-19, na Universidade de Oxford. Essa vacina está sendo testada em vários países, inclusive aqui no Brasil. O cientista contou em entrevista a BBC News Brasil que ele e toda a equipe têm se dedicado ao máximo para fazer os ensaios clínicos acontecerem.

O cientista é o único brasileiro no centro principal em Oxford. Ele é um dos clínicos responsáveis pela condução dos ensaios clínicos e tem uma participação que, segundo ele, vai desde a concepção do estudo, escrever os protocolos, implementação, até o seguimento dos voluntários.

Com resultados bastante promissores nas fases 1 e 2 do estudo, Pedro diz que esse é o maior e mais empolgante desafio de sua carreira até agora, uma vez que tudo vem acontecendo muito rápido em um curto espaço de tempo.

Além de Pedro, há outros brasileiros envolvidos nos estudos dessa promissora vacina, em outros centros, como é o caso da Imunologista e Cientista Daniela Ferreira, graduada em ciências biológicas pela USP e doutorado em Imunologia e Biotecnologia pela USP. A cientista já foi agraciada com o prestigioso Prêmio de Pesquisa Robert Austrian em Pneumococcal Vaccinology, patrocinado pela Wyeth para desenvolver novas vacinas de mucosas.

Atualmente ela coordena um dos centros da pesquisa da vacina COVID-19 localizado na cidade de Liverpool, no Reino Unido. Sua equipe é formada por mais de 100 profissionais, composta em sua maioria por mulheres.

Conhecer a trajetória profissional de cientistas que já são consagrados e dos que estão despontando na carreira em grandes pesquisas é importante para construirmos a nossa. Comece conhecendo a trajetória do seu orientador. Como será que ele chegou até aqui? Quais perrengues ele enfrentou? Não tenha medo de questioná-lo.

No final você verá que o segredo de tudo é o planejamento e a persistência na busca dos objetivos.

Através dessas histórias te convido a se inspirar para a construção de uma carreira repleta de projetos magnânimos, para que no futuro você possa estar diante do desafio mais importante e empolgante da sua vida.

 

Andressa Pelaquim

Mestre e doutoranda em Ciências da Saúde – UEL

 

Referências
Entrevista Pedro Folegatti. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53477974
Brasileira que coordena testes com vacina para Covid-19 na Inglaterra explica dilema da prova de eficácia. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2020/05/28/brasileira-que-coordena-testes-com-vacina-para-covid-19-na-inglaterra-explica-dilema-da-prova-de-eficacia.ghtml

Gostaria de aprender mais sobre pesquisa clínica? Clique aqui

Gostaria de saber mais sobre as pesquisas realizadas? Clique aqui 

Gostaria de ser um apoiador para que mais pesquisas possam ser feitas? Clique aqui

Quer fazer parte desse time? Clique aqui 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *