fbpx

Aluna de doutorado do GEM recebe prêmio de diversidade e participa da Conferência Anual da AchemS, nos Estados Unidos

Nos dias 17 a 20 de abril aconteceu a reunião anual da AchemS (Association for Chemoreception Sciences) em Bonita Springs (Flórida, Estados Unidos da América). A associação é uma das principais sociedades dos EUA e do mundo que reúne os maiores pesquisadores da área do olfato e paladar.

Este ano a aluna de doutorado, Juliana Gutschow Gameiro, foi contemplada com o Prêmio de Diversidade da associação para participar da conferência e apresentar um poster relacionado a sua tese. A aluna Juliana participa do grupo GEM como doutoranda desde 2021, sob orientação do Prof. Dr. Marco Aurélio Fornazieri, no programa de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Ela tem desenvolvido um excelente trabalho na área de pesquisa básica de olfato, onde trabalha com modelos in-vivo de perda olfatória por tóxicos e modelos in-vitro com células progenitoras do epitélio olfatório. Juliana apresentou um poster sobre seu mais recente trabalho na conferência da AchemS, no qual foi desenvolvido durante seu período de doutorado sanduíche na Tufts University (Boston, MA, EUA) com os professores Brian Lin e James Schwob. Seu trabalho aborda o desenvolvimento de inédito modelo organoide in vitro de células progenitoras do epitélio olfatório de murinos.

            Ao entrevistarmos Juliana sobre a conferência, ela relatou que “Foi uma excelente oportunidade de estar em contato com os grandes especialistas da minha área e uma oportunidade de conversar com eles sobre o meu trabalho. As palestras também eram excelentes e totalmente voltadas a área de pesquisa em olfato e paladar, e mostra as descobertas mais recentes no campo com os próprios descobridores”.  Também relatou que sentiu uma diferença com relação as conferências que frequenta no Brasil, “Uma coisa que não esperava era que seria uma conferência tão tranquila e informal, você podia começar a conversar tranquilamente com qualquer pessoa ali, independente do nível que ela fosse de pesquisa, e elas se mostravam genuinamente interessadas no seu trabalho. Foi incrível!”

            Este ano foi o primeiro ano que a associação permitia contemplar alunos de fora dos estados unidos, sem cidadania ou “green card” com a bolsa de diversidade. Ela tem como objetivo auxiliar alunos de grupos minoritários a frequentarem a conferência. Diversos outros prêmios também são oferecidos pela organização. A AchemS tem aumentado seus esforços para promover a diversidade na conferência. Maiores informações sobre a próxima conferência e os prêmios oferecidos podem ser acessados no site da associação (https://achems.org/web/).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *