Diversos estudos têm mostrado que a COVID-19 pode causar perda do olfato. Pacientes com essa perda ficam mais expostos a riscos como vazamento de gás de cozinha e alimentos estragados. Novos tratamento como o treinamento olfatório tem sido estudados para recuperar o olfato desses pacientes.
Pesquisas recentes realizadas mostraram que cerca de 44% dos indivíduos tiveram recuperação parcial do olfato, taxa muito acima das apresentadas anteriormente a pandemia.
Como tratamento para essa perda, o treinamento olfatório tem surgido como proposta para recuperação do olfato. Originalmente feito com óleos essenciais de diferentes classes de odores para estimular a correta regeneração da capacidade olfatória. Esse tratamento precisa ser realizado todos os dias por um período de tempo para que haja resultados, semelhante a uma fisioterapia.
Outro fator importante na recuperação do olfato é o rápido início do tratamento. A demora na procura por assistência prejudica a eficácia da recuperação.
Pesquisadores de Curitiba estão realizando uma pesquisa com treinamento olfatório como tratamento para perda do olfato causada pela COVID-19. Em Londrina, o grupo de pesquisa do GEM está também participando dessa pesquisa. Pacientes com idade entre 18 a 60 anos, que tiveram COVID-19 até 3 meses, com perda do olfato podem participar (contato whatsapp: 43 3352-1966).
Assista a reportagem na íntegra na Globoplay:
Quer saber mais sobre pesquisa clínica? Clique aqui
Quer saber mais sobre nossos projetos? Clique aqui
Gostaria de ser um apoiador para que mais pesquisas possam ser feitas? Clique aqui
Quer fazer parte desse time? Clique aqui